Saiba da importância de certas informações presentes no molde e como isso é refletido no seu ateliê!
A organização dos moldes é tudo, e mais que isso é pegar o molde e saber do que ele se trata. E para isso, existem certas informações que não podem faltar no seu molde de jeito nenhum!
Em uma grande confecção ou ai no seu ateliê isso faz toda diferença, pois, agiliza na identificação dos moldes para o corte no tecido, e com isso, se ganha tempo na produção.
É um conhecimento e tanto para quem é iniciante na costura, ainda mais que está aprendendo sobre as fases da modelagem.
Vamos a elas?
Referência
É uma numeração ou letras que servem como código para diferenciar de cada modelo, ex: 001, 01B2 e etc.
Tamanho
Essa informação deve ficar bem aparente no seu molde!
Quantidade a ser cortada
Há partes de uma roupa que são cortadas mais de um vez, e isso deve estar contido no molde também!
Sentido do fio
Assim como no tamanho, essa informação deve estar bem aparente, pois, o sentido do fio faz toda a diferença no caimento da peça. Sentido do viés ou sentido do fio reto deve estar contidos no seu molde.
Nome da peça
É uma blusa, uma gola, um recorte? há moldes que nos enganam rs é bom identifica-los!
Margem de costura
Essa é primordial! É bom que ela também esteja de forma aparente no molde, pois, isso não te faz ter dúvidas se o molde tem ou não margem pra costurar.
Numeração de recortes
Há modelos de roupas que possuem recortes, que são várias partes que unidas para formar uma única. E para essa junção, há uma sequência a ser seguida, onde é indicado com números no molde.
Uma ferramenta legal, é ter um carimbo para facilitar no preenchimento dessas informações, veja só:
Para fazer uma míni saia, é necessário de todos os moldes abaixo, por isso, é muito importante a presença dessas informações e uma boa organização para não perder nenhum rs
Confira também o vídeo que fiz falando sobre esse assunto:
Espero ter ajudado e também espero que tenham gostado,
Com carinho,
Patria.
🌷🌷🌷
Oi Amiga! Tudo bem?
ResponderExcluirA dica do carimbo é bem legal. No curso de costura eu criei uma etiqueta de papel mesmo. E nela coloco as informação que para que eu complete em cada peça que fizer.
Na costura tem que ter organização, senão o trabalho é dobrado.
Beijos!
Oi lindona, tudo sim e contigo?
ExcluirLegal né? e é super prático! Aiiiii que legal, com etiquetas fica ainda melhor, eu andei vendo umas que você fez mesmo, lindas!
Pois é, costura não é brinquedo não hehehe
beijos flor!!!
Que bacana, você é super organizada....aliás bem mais que eu (risos corados).
ResponderExcluirDas suas dicas o que não faço é marcar meu nome e deixar margens de costura nos moldes; sabendo disso quando corto o tecido sei de antemão que devo adicionar as margens porém faço no tecido.
Mas acho que a sua maneira também é muito bom. Agradeço pelas dicas sempre ajudam a rememorar ou a aprender algo novo. E aprender com as experiências dos outros é muito bom, não?
Bjs
Fatinha do céu, tenho uma luta constante com organização viu? rsrsrs as vezes fico louca por que não acho tal molde ou tal tecido rsrs
ResponderExcluirRsrs, eu coloco nome, por que as vezes a gente ganha moldes, ou troca com alguém e ai é bom saber e a pessoa também rsrs se não a gente acaba perdendo...
A margem de costura eu aprendi a por no molde, por questão de segurança nas medidas mesmo... já me aconteceu de eu ficar de coloca-las e então me esquecendo... deu um trabalhão depois rs
É uma delícia aprender com os outros, e eu mesmo tenho muito o que aprender contigo rsrs
beijus linda!