Pular para o conteúdo principal

Conheça a máquina de costura Galoneira

Conheça todos os detalhes sobre essa máquina fabulosa que é especial para a costura de malha.

Ela é uma grande aliada da overlock, pois, as duas são ideais para costurar malha (tecido flexível). O que faz dela ser indispensável por exemplo para uma confecção de camisetas.

A galoneira faz parte das máquinas de costura industriais, que faz dela ser mais apropriada para uso industrial, ou seja, para você que pretende abrir uma confecção de malharia e não para costurar de vez em quando. Porém, existe as galoneiras domésticas que mostrarei  no final do post.

Função
Sua função em uma peça de malha é fazer a barra de uma dobra, aplicar o galão (aquele acabamento que lembra um viés) e também de dar maior reforço em cós e ganchos de peças de roupa com esse tipo de tecido.



Ponto
A galoneira faz costuras duplas ou triplas, e do lado do avesso de seu ponto, podemos ver um tipo de trançado, que lembra o ponto da overlock. Esse trançado, tem como função acompanhar a elasticidade do tecido e evitar que a costura se estoure. E o seu tipo de ponto, classifica-se como ''ponto corrente passante n°406''.




Agulha
Como havia falado um pouco acima, a galoneira faz costuras tanto duplas quanto triplas, o que faz dela trabalhar com 2 ou 3 agulhas, sendo o seu tipo de agulha de referência UY128 para as galoneiras industriais.

Guias fios e volantes
E por ela trabalhar com várias agulhas, faz com que tenha vários guias fios, tensores de linha e também mais de um volante. E para fazer os acabamentos com o ''galão'' é necessário adaptar aparelhos na própria máquina, veja nas fotos:




*Existe vários tipos de galoneiras industriais, e se você pretende comprar uma, tire todas as dúvidas antes com o vendedor.

Galoneira doméstica
Para quem não precisa de uma industrial mas quer o mesmo acabamento que ela faz, existe alguns modelos que fazem a mesma função e que quebra bastante o galho.

O modelo de máquina abaixo, é da marca Janome Galoneira 1000CPX. Mas, infelizmente lá no site da Janome o modelo consta como ''fora de linha'' e quando isso acontece, fica difícil de achar a máquina pra comprar ou difícil lidar com a assistência, uma grande pena.



O outro modelo é semi-industrial, onde já aguenta costuras com mais frequência. Esse modelo é da Sun Special SS2600. Nunca tive contato com esse tipo de gmáquina, mas acredito ser parecida com a overlock chinezinha, que ajuda bastante quem não pode investir muito.


E se você ainda tem dúvidas de qual máquina comprar, no post como escolher uma máquina de costura, eu dou várias dicas para te ajudar :)

Espero que tenha gostado e também ajudado,

Com carinho,

Patria.
🌻🌻🌻

Comentários

  1. OLÁ PATRÍCIA. MUITO BOA SUAS INFORMAÇÕES, ME AJUDAM MUITO. PODERIA ACRESCENTAR TBM FOTOS E O NOME CORRETO DO PONTO COM 3 AGULHAS? SÓ SEI QUE É "PONTO TRANÇADOR" MAS NÃO SEI O Nº DELE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra.

Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas, vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante...
E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido.




Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma, multiplicação e em alguns casos divisão, tranquilo em?!

Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: *Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente.

*Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido. Tecidos com elastano como a malha, viscose, viscolycra e entre outros, costumam encolher de 5 a …

Aprenda a fazer o bolso embutido

Aprenda comigo a como fazer esse lindo tipo de bolso que trago todos os detalhes no vídeo desse post.
O bolso embutido ou bolso avivado, geralmente, era muito visto em peças de roupas sociais, mas, ganhou espaço em vários outros lugares, como em jaquetas, peças de roupa em couro, bolsas, e muito mais.
O bolso embutido foi um dos meus primeiros aprendizados como iniciante na costura, e como é de lei, ele não ficou tão bom como planejado (rs). Mas, é com a prática que tudo melhora.

No vídeo abaixo, eu te mostro e explico todos os detalhes do processo de como fazer esse tipo de bolso, lembrando que, se você nunca o fez antes, faça em um retalho.

No processo, envolve forro e cortes exatos para que se tenha o melhor resultado nesse tipo de bolso. Toda calma, paciência e cuidado é muito importante.

Bora fazer? então confira a lista de materiais para costurar antes de começar :)


E você sabia que é possível usar essa mesma técnica do bolso embutido para fazer casinhas de botão? A casinha é f…

Conheça a máquina Overlock

Conheça os detalhes dessa incrível máquina de costura essencial para a confecção de malharia.
A overlock é uma máquina de costura de uso industrial, e sua costura é voltada para um único tipo de tecido específico: a malha. A malha é um tipo de tecido que possui elasticidade, e para isso, é necessário um tipo de costura que acompanhe essa elasticidade sem que ela se rompa ao vestir ou simplesmente esticar. 
E é ai que entra o principal papel da overlock nesse tipo de costura, fazendo dela uma das principais máquinas industriais presentes em pequenas e grandes confecções de tecidos leve, médios e principalmente de malharia.


Um tipo de ponto que lembra a função da overlock, é o ponto zigue-zague, presente nas máquinas caseiras e mais simples. Com ele é possível aplicar elástico, dar acabamento na borda do tecido e entre outros. Mas, não chega perto do que a overlock é capaz de fazer, fazendo dele, um quebra galho.
O ponto da overlock
O ponto da overlock pode ser classificado em vários nú…