Pular para o conteúdo principal

Conheça a máquina overloque

Conheça os detalhes dessa incrível máquina de costura essencial para a confecção de malharia.

A overloque é uma máquina de costura de uso industrial, e sua costura é voltada para um único tipo de tecido específico: a malha. A malha é um tipo de tecido que possui elasticidade, e para isso, é necessário um tipo de costura que acompanhe essa elasticidade sem que ela se rompa ao vestir ou simplesmente esticar. 

E é ai que entra o principal papel da overloque nesse tipo de costura, fazendo dela uma das principais máquinas industriais presentes em pequenas e grandes confecções de tecidos leve, médios e principalmente de malharia.



Um tipo de ponto que lembra a função da overloque, é o ponto zigue-zague, presente nas máquinas caseiras e mais simples. Com ele é possível aplicar elástico, dar acabamento na borda do tecido e entre outros. Mas, não chega perto do que a overloque é capaz de fazer, fazendo dele, um quebra galho.

O ponto da overloque
O ponto da overloque pode ser classificado em vários números: 502, 503, 504 e 505. O que diferencia um e outro é a forma do ponto, uns são mais juntinhos, outros mais abertos.




Classe
Assim como os pontos possuem uma classe, a máquina também possui a sua, a overloque é da classe 500, o que faz dela ser identificada por isso por conta da sua função.

Agulha
O tipo de agulha para usar na overloque é a DC-27. Cada tipo de máquina possui uma referência nas agulhas, e isso deve ser levado em consideração, pois, um único tipo de agulha NUNCA vai servir em todo tipo de máquina, cada uma tem a sua.



Curiosidades

*A overloque possui uma ''faca'' próximo a agulha, onde, quando se inicia a costura, é feito o corte do tecido. Portanto, aos iniciantes, deve ter bastante calma, e praticar muito a costura na overloque, justamente por ela cortar ao mesmo tempo que costura.

*A overloque possui uma ''prima'' (rs), o nome dela é Interloque. A overloque trabalha com tecidos médios e pesados, e possui duas agulhas. É uma máquina muito interessante e voltada para outros tipos de costura, vale muito a pena conhecer a interlock mais a fundo, eu garanto!

*A overloque possui dois pedais, um para costurar ao pisar e outro para levantar o pé calcador (veja o desenho gráfico abaixo). Esses dois pedais agilizam muito durante a costura, ainda mais quando se trata de ganho de tempo e praticidade na confecção.


Assim como a reta industrial, a overloque possui uma mesa que faz dela ser bem grande o que ocupa bastante espaço. Portanto pense muito bem antes de ter uma overloque, não só pelo fato de encaixar ou não nas suas necessidades, mas sim, por questão de segurança, pois toda máquina industrial é perigosa e requer conhecimento nessa parte (por isso vale a pena fazer um curso presencial).



Tipos de overloque

Existem algumas réplicas da overloque que possuem a mesma função e costura, mas seu uso é doméstico e possuem um tamanho menor e quase sempre sem o uso de uma mesa enorme. Abaixo vou deixar os dois tipos, veja:


Quando disse ''quase sempre sem o uso de mesa'' eu quis dizer sobre a overloque semi-industrial verdinha ou "chinezinha". Ela trabalha de forma muito semelhante a overloque industrial, e muitas delas por ai, é vendida com uma mesa enorme bem parecida também.

A Singer e a Janome oferecem as overloques domésticas, como o modelo acima criada pela Janome, onde, são bem compactas, transportáveis, mas de uso doméstico, para costuras com pouca frequência.

Está fascinado e quer saber mais? (espero que sim rs)
Uma grande parceira da overloque numa confecção é a galoneira, uma máquina também industrial e de uso exclusivo para a malharia que anda de mãos dadas com as costuras da overloque. Se você quer conhecer a galoneira, fique bem a vontade :)

Como você deve ter notado, as máquinas industrias de costura possuem uma função específica, o que faz delas serem fortes e resistentes para a demanda de grandes confecções.

E se você ainda tem dúvidas de qual máquina escolher, fique tranquilo que tem muito conteúdo aqui no blog que vai te ajudar, aproveite :)

Com carinho,
Patria.
💜🌹🌼




Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Leandro, tudo bem?
      Muito obrigada, mesmo!
      valeu pela vista, seja bem-vindo e volte sempre :)

      abração!!!

      Excluir
  2. linda manda este gatinho costurando pra mim? tentei salvar mai fica parado, meu email hevanialima@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii @hevanialima, tudo bem?
      Muito obrigada pela visita, seja muito bem vinda!
      Pode deixar que te mando sim querida!

      Mil beijos,
      Patria.

      Excluir
  3. Olá Patricia !! Parabéns ótimo trabalho .. Gostaria de saber se tem alguma máquina similar a overlock?!
    Beijos . sussesso!
    Jamille.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jamille, tudo bem?
      Existem máquinas similares a overlock sim, tem uma que chama ''overlock semi industrial chinezinha'', essa máquina é um outro tipo de overlock voltada para pequenas produções. Tem uma outra da Singer que chama Ultralock, e da Janome também. Já a Galoneira, ela é parecida com a overlock, só que não corta ao mesmo tempo que costura, mas ela é especial para tecidos de malha (que esticam), assim como a overlock :)

      Beijo enorme e eu que agradeço viu? Muito obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  4. Oi patrícia, gostei muito do seu blog e gostaria de saber qual a diferença da overlock semi industrial (chinesinha)com a industrial. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilva, tudo bem?
      Fico feliz em saber que gostou do blog, seja muito e sempre bem-vinda! ;)
      Então, a diferença da overlock industrial para a chinezinha, é que, a industrial é mais resistente, aguenta várias camadas de tecido e tem pouca manutenção. Porém, na escolha de uma ou outra, vai depender muito do que você for costurar com frequência.

      Super beijo,
      Patria.

      Excluir
  5. Olá. Não sei nada de costura, mas pretendo comprar uma overloque para minha mãe como presente de natal. Gostaria de saber se a overloque também faz outros tipos de costura. Apenas ela é suficiente para fazer diversos tipos de trabalho ou é necessário ter duas máquinas? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camile, tudo bem?
      Que bacana, sua mãe vai amar esse presente!
      Então, a overlock faz somente um tipo de costura, que é especialmente para tecidos que esticam. Então, o ideal é ela ter uma overlock e uma máquina doméstica que tenha a costura reta e outros pontos para ela poder fazer várias coisas :)

      Eu que agradeço querida, e volte sempre!
      Patria

      Excluir
  6. Parabéns pelo pelo post e pelo blog em geral, tudo muito bem explicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tudo bem? ;)
      Muito obrigada, fico muito feliz em saber que gostou, e seja bem-vindo sempre!

      Grande abraço e feliz 2016!!
      Patria.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Oi Lenice, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber que gostou, volte sempre viu?
      Beijo enorme,

      Patria.

      Excluir
  9. Boa tarde, tudo bem ?

    Pretendo montar uma confecção de roupas para artes marciais(quimonos), gostaria de saber qual o tipo de máquina para custurar tecidos de algodão trançado e brim?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriel, tudo certo e contigo?
    Nossa, que bacana!
    Para esse tipo de confecção e tecido, você irá precisar de máquinas de linha pesada, recomendo a Interlock de bitola larga, e a reta industrial regulada para tecidos pesados, ambas recomendo que tenham o motor Direct Drive, que economiza 70% de energia, e a costura é bem macia e silenciosa, o que faz a saúde da costureira agradecer :)
    Trabalho com essas duas linhas de máquina, e recomendo muito!

    Um abraço, perdão pela demora em responder e se tiver mais dúvidas pode mandar! 😉
    Sucesso,

    Patria.

    ResponderExcluir
  11. oi. a maquina overloque faz bainha em calças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Essa máquina é somente para acabamentos e para roupas de tecido malha (que esticam), no caso para fazer barras, você precisa de uma reta industrial, ou uma máquina doméstica.

      Abraço e seja sempre bem-vindo(a)
      Patria.

      Excluir
  12. Oi Patria, tudo bem?primeiramente queria parabeniza-la pelo seu blogue e agradecer-lhe por partilhar seu extenso conhecimento sobre costura conosco... garanto que vou aparecer aqui mais vezes...Mas tenho uma perguntinha para si,ou melhor,um pedido de sugestão:Estou muito interessada em adquirir uma máquina de costura para mim,para fazer as minhas próprias peças de roupa,nomeadamente vestidos e saias...como o meu conhecimento numa escala de 1 a 10 é de 5 que máquina é que se adequa mais ao meu conhecimento?Obrigada <3

    ResponderExcluir
  13. Oi Patria, tudo bem?primeiramente queria parabeniza-la pelo seu blogue e agradecer-lhe por partilhar seu extenso conhecimento sobre costura conosco... garanto que vou aparecer aqui mais vezes...Mas tenho uma perguntinha para si,ou melhor,um pedido de sugestão:Estou muito interessada em adquirir uma máquina de costura para mim,para fazer as minhas próprias peças de roupa,nomeadamente vestidos e saias...como o meu conhecimento numa escala de 1 a 10 é de 5 que máquina é que se adequa mais ao meu conhecimento?Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Primeiramente muito obrigada pelo carinho, e fico muito feliz que gostou do blog <3
      Sobre sua dúvida, eu fiz um vídeo em que eu ajudo quem está em dúvida de qual máquina escolher, vou deixar o link do vídeo aqui, você copia e cola no navegador e já vai abrir a página do vídeo, caso não abra, é só procurar por Patria da Costura no youtube que você vai achar ;)

      https://www.youtube.com/watch?v=SS7lAGpfMX8

      Nesse vídeo eu vou ajudar você a saber identificar qual máquina vai ser melhor pra ti, espero muito ajudar e espero muito que assista, Beijo grande!

      Patria.

      Excluir
  14. primeiro quero parabenizar pelo seu blog e tenho algumas duvidas, eu querendo abrir uma atelie de ligeries (calçinhas,coecas, camisolas, soutiens, bayby dow), quais maquinas preciso comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiuza, tudo bem?
      Para esse tipo de confecção você vai precisar da máquina overlock ponto cadeia, ziguezague 3 pontinhos, a galoneira e a reta industrial. Agradeço de coração pelo carinho querida e desejo sucesso ao seu negócio, beijos! ;***

      Excluir
  15. Patricia amei seu blog,olha eu tenho uma duvida sobre a overloque semi industrial a verdinha,tem anúncios que ela aparece sem a mesa e outra com,quer dizer que ela não tem moto potente, por conta de ser acoplado na própria maquina ou isso não conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Essa questão da mesa não tem influência nenhuma na potência dela, o que muda mesmo é o tipo de motor. As overs chinezinhas de agora, estão vindo sem mesa e com o motor acoplado, mas elas são ótimas para costurar. As que possuem mesa, já tem um motor mais convencional, mas que também faz dela costurar muito bem :)

      Beijos querida! =*
      Patria.

      Excluir
  16. Boa tarde Patrícia..
    Vou começar a produzir luvas de neoprene. Qro borda toda lateral. Ela seria ideal né?
    E outra pergunta . Ela costura sem cortar?
    Qual a distância do corte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson, tudo bem?
      Estava pesquisando sobre essas luvas, e pelo que vi, o tipo de tecido/material dela é um pouco mais grosso, e por conta disso acredito que a overlock não seja o mais ideal pra você usar, claro, tem vários modelos dessa luva, mas não posso de dar uma certeza quanto a isso. E sobre o corte, ela corta sim ao mesmo tempo que costura, por isso deve ter bastante cuidado rsrs e ela começa a cortar já na lateral do tecido, se me mandar o e-mail, te mando uma foto para você entender melhor ;)

      Sucesso!!! Abraço,
      Patria.

      Excluir
  17. Boa noite Patricia, tudo bem? Veja se pode me ajudar... tenho uma overlock Yamata FY33 e a linha do looper maior está quebrando... já tentei todas as possibilidades que eu conheço e continua com problema... ela costura uns 3 pontos e quebra a linha... Se pude me ajudar...Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Elaine, tudo e contigo?
      você viu se a faquinha dela está cortando bem? se a faquinha estiver ficando cega, ela quebra a linha mesmo. E a lubrificação, está em dia? Veja essas pontos e depois me conta! Beijos :***

      Excluir
  18. Oi, tudo bem? Estou com a ideia de começas a fazer algumas peças de roupa, somente malha e peças simples, como blusas regata, croppeds, saias simples, alguns modelos de macaquinhos. Essa overlock chinesinha me ajuda será? Pois andei vendo os valores da overloque e achei um pouco alto pra começar a investir, e a chinesinha é bem mais em conta. No caso eu teria que ter a overlock e a de costura reta pra fazer as minhas peças, certo? Obrigada desde já e parabéns pelo blog. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo certo e contigo? Isso, já que você quer fazer peças simples, a chinezinha vai ser muito boa justamente pelo custo benefício. E o ideal para ajudar nos acabamentos, é ter uma máquina que faz a costura reta, uma caseirinha já vai ser ótimo :) Obrigada pelo reconhecimento, beijos! =***

      Excluir
  19. Boa Tarde Patria!!! Continue com seus vídeos nos ajudam muiiiiiiiiito, adoro seu jeito como vc explica. Patria se vc pudesse me ajudar ficaria muito agradecida, é o seguinte: Estou a procura de uma peça da máquina overlok industrial 3 fios , que fica na frente da máquina, esta peça parece que não deixa a máquina cortar (comer) o tecido, tipo uma haste de ferro parafusada, sabe aquele lugar que se coloca o aparelho para elástico, vies então é aí mesmo que o tal aparelho fica, para mim que sou iniciante é muito bom . Você saberia informar o nome desta peça?Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Pelo que entendi, você quer evitar que a máquina corte o tecido, é isso? infelizmente eu não conheço essa peça. mas me deixou curiosa, vou pesquisar e te aviso por aqui! Mas é importante você treinar com o corte, pois o corte da over e inter deixam o ponto com um alcance melhor no tecido, fica com um acabamento perfeito! Em breve tem mais vídeos rs
      Agradeço o carinho e também por comentar, beijo grande =*

      Excluir
  20. olá patrícia gostei muito das suas explicações, gostaria de tirar uma duvida tenho uma overlok industrial, estou com uma pequena confecção de calcas de vários tipos de malhas. minha duvida é sobre as agulhas e o ponto...por exemplo devo usar agulha mais grossa para uma malha grossa...e agulha fina para uma malha mais fina...e tenho q regular o ponto quando a malha é mais grossa, pq quando estou costurando uma malha coton ai passo para uma malha de bandagem o ponto não fica fechado como no coto e as vezes pula ponto ou fica arrebentando a linha ai fico regulando o ponto e perco um tempão o que é que posso fazer para resolver esse probleminha...
    BEIJOS QUERIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, tudo bem?
      Sobre sua primeira dúvida das agulhas, você pode fazer isso mesmo, uma agulha mais grossa para malha mais grossa e agulha mais fina para malha mais fina, ou, uma que seja de n°14 que é ideal para os dois tipos. Sobre a segunda dúvida, se for possível, regule o ponto de forma que dê para usar nesses dois tipos de malha, pois, infelizmente, gasta um tempo mesmo regulando o ponto para cada uma :/

      Sucesso querida, beijos! =*

      Excluir
  21. Boa tarde!
    Tenho uma Singer Bela, mas quero costurar roupinhas para pets,de malha e soft,o que você me indicaria? Beijos, Obrigada!
    Taty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Taty!
      Primeiramente vai depender se essas confecções serão para a venda ou não. Se caso for, o ideal é você ter um overlock para auxiliar junto a esse máquina que você já tem. Algumas regulagens do ponto, uso da agulha certa, também vai ser possível você costurar nesses tipos de tecido. Te convido a olhar na barra lateral do blog as ''CATEGORIAS''' e lá você vai encontrar muita coisa referente a esse assunto ;)

      Eu que agradeço, beijos! =*

      Excluir
  22. Bom dia
    eu tenho uma maquina overlock chinesinha, gostaria de saber dicas de cursos, regulagem e manutenção, agradeço a ajuda, meu e-mail andreessa321@hotmail.com.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Infelizmente no blog não tenho nada referente a essa máquina, mas vou pesquisar alguns posts e te mando no e-mail ;)

      Eu que agradeço, beijos =*

      Excluir
    2. ola tudo bem
      queria saber para monta um confecção pequena quantas maquina eu iria precisa

      Excluir
    3. Oiii Néia, tudo bem? olha, vai depender pra tipo de confecção será voltada, seria para malha, lingerie, jeans? para cada segmento existe as máquinas ideais :) aguardo seu retorno, beijo =*

      Excluir
  23. Oii Patricia tudo bem? Já parei aqui no seu post algumas vezes kkk ele é otimo! Podes me ajudar?
    Pretendo fazer de tudo um pouco, usando algodão, malha leve e media, e as vezes uns jeans...Estou procurando overlock em anuncios de usados.
    Como identificar nesses anuncios, se a máquina é boa para o que eu preciso?
    Noto que tem maquinas que usa 2, 3 4 fios...isso é um diferencial em questão á potência?
    Pra minha necessidade, é melhor uma over ou uma inter?
    heheh Muito muito grata se puder me ajudar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo lindo e por ai? Sobre o que deseja fazer, eu te indico uma interlock, pois você pode usar ela em modo overlock (duas em uma). Se você quiser comprar usada, o ideal é ver a máquina ao vivo e a cores, testar a costura nela, e ver as condições, pois dessa forma você evita arrependimentos. Sobre a quantidade de fios é assim: na over se usa 3 cones de linha, e na inter se usa 5, então muda um pouco a função e não a potência. Espero ter ajudado e agradeço por sempre visitar o blog, grande beijo ♥

      Excluir
  24. ola Patricia,comprei uma overlock juki mo 357,e nao sei suas funcoes,preciso aprender a passar as linhas mas nao encontrei nada que pudesse me ajudar! pode me ajudar ?desde ja agradeco bjss
    ass;
    ( Adriana)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! para passar a linha nela, eu tenho um vídeo que eu ensino no canal do youtube, lá eu ensino na interlock, mas é a mesma ideia. Acessa lá e depois me conta :)
      Agradeço o contato, beijos :*

      Excluir
  25. Oi, pretendo aprender a costura para fazer roupas pet. qual ou quais maquinas me indicaria ter a principio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? que legal, super bacana! pra esse tipo de confecção, você vai precisar de uma overlock, e de uma máquina que tenha o ponto reto, sendo doméstica ou industrial também, de inicio, já vai ajudar muito :) Beijos ♥

      Excluir
  26. Oiii. Estou iniciando na costura. Estou com uma duvida, pretendo adquirir uma overloque caseira, estou na dúvida entre a ultraloque da Singer e a 747d da siruba. Você ou alguém poderia me ajudar. desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! as duas são de ótimas marcas e possuem basicamente as mesmas funcionalidades, ou alguma deve ter algo a mais que a outra e isso você vai ver refletido no preço. Sucesso, beijos :*

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos