Pular para o conteúdo principal

Como fazer barra original

Além de reaproveitar a barra, o acabamento fica perfeito. Então venha aprender comigo a como fazer a barra original!

Nesse post irei trazer duas maneiras de se fazer esse tipo de barra, uma em vídeo e a outra em passo a passo com fotos. São maneiras bem diferentes uma da outra, mas, que vale muito o aprendizado para você  que é iniciante na costura ou não. :)

Antes de começar, confira a lista de materiais para costurar que irão te ajudar muito nesse passo a passo!

Use agulha n°14 e deixe a tensão da linha entre 4 e 5 ou 5 e 6. (faça testes!)

Dica: Quando você não tem linha de pesponto ou ela se acabou, use dois carreteis de linha juntos, veja:


MUITO IMPORTANTE!
Antes de tudo, observe as pernas da calça. Se as pernas da calça tiver o ''efeito funil'' (quando vai afinando de cima para baixo) assim que você cortar, você deverá fazer um ajuste na lateral da perna para poder encaixar a barra original. Mas tenha cuidado, esse ajuste pode deixar a calça apertada em você.

PASSO 1: Marque a medida do comprimento desejado.



Em seguida, meça 1cm para cima da barra e faça uma reta:



E deve ficar assim:



PASSO 2: Corte em cima das duas retas.





PASSO 3: Com o desmanchador, desfaça toda a costura de pesponto da barra original.



PASSO 4: Após desmanchar o pesponto da barra, coloque para dentro dela, aquele 1 cm que deixamos para cima, lembra? veja no gif abaixo:



Feito isso, passe bem com o ferro:


PASSO 5: Encaixe a barra original na perna da calça, como na imagem abaixo, lembrando de sempre alinhar o máximo possível as costuras da lateral da perna da calça com a lateral da barra.

Atenção: E observe sempre se o alfinete está pegando no mesmo lugar tanto na parte de cima como na parte de baixo da barra, pois, dessa forma, a costura vai pegar nos dois lados, veja nas próximas imagens:




Em seguida, alinhave para segurar bem a barra na perna da calça:


PASSO 6: Lá na máquina, encaixe a barra de forma que a agulha pegue bem na marcação que ficou quando foi desmanchado o pesponto (veja na imagem abaixo).

Esse tipo de costura que vamos fazer, se chama nervurinha, e esse e outros guias  de costura eu ensino no post truques para costurar na máquina, você não pode deixar de ver!

Ah, e ao costurar, comece sem o retrocesso, e só quando terminar, dê o retrocesso!


E depois de fazer essa costura e conferir se tudo correu bem, é só passar no ferro e pronto. Confira o resultado abaixo:


Lembra quando disse do alfinete pegar no mesmo lugar em cima e em baixo? pois então, aí está o resultado, a costura sai certinha, sem fugir para os lados.


E aqui está o meu alinhamento corrigido (mas ficou 2 mm para a esquerda), quem achou o erro lá em cima, vai achar a correção aqui em baixo (rs).


Você pode ter achado muito trabalhosa a maneira de fazer a barra original, mas, o acabamento fica perfeito, comparado a segunda maneira que vou deixar em vídeo logo mais em baixo, que é mais rápida de fazer, porém, o acabamento fica mais grosseiro, confira:


Conhece as barras feitas à mão? São elas a barra com ponto pé de galinha e barra com ponto escondido. São ideais para se fazer em peças de modelo social. 😉

Espero que tenham gostado e principalmente ajudado,

Com carinho

Patria.
💜🌼🌺

Comentários

  1. Obrigada, Patria!
    Amei seu post! Fiz e deu super certo!
    Foi a melhor barra e melhor explicação que eu encontrei na internet!
    Beijos
    Polly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Polly, tudo bem? =)
      Fico suuuper feliz de saber que você fez e que deu certo, que bom mesmo!
      Muito obrigada mesmo querida, isso me motiva ainda mais!

      Grande beijo, e o que precisar é só falar, ta? ^-^
      Patria.

      Excluir
    2. Oi Patria!!!
      Você sabe fazer aquele ajuste na calça jeans na cintura que corta o cós e ajusta até o gancho? . Serve para a mesma função da pence, mas fica mais bonito.
      Obrigada desde já!
      Beijos
      Polly

      Excluir
    3. Oiiii Polly!!!
      Nossa, esse tipo de ajuste eu ainda não conheço... esses dias fiz um concerto com pence, e realmente não fica tão bonito no jeans :/
      Se puder, me envie uma foto e ai vou tentar fazer!

      Eu que agradeço querida, grande beijo!!!
      Patria.

      Excluir
  2. Sempre ganha a minha admiração e respeito, quem passa para frente seus conhecimentos; e na internet muito ma, mesmo porque, quem ensina não conhece todas as pessoas que se beneficiam da sua generosidade. Por isso minha querida, meu muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eunice, tudo bem?
      Nem sei como agradecer pelas lindas palavras. Nós realmente devemos compartilhar tudo de bom que temos com as pessoas, além do mais quando é um conhecimento.
      Obrigada pelo carinho, viu?

      Grande beijo, e volte sempre!

      Excluir
  3. Olá Patrícia! Que máquina você usa para fazer as barras de calça? Qual marca e modelo posso comprar pra iniciar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Eu uso com mais frequência a reta industrial, mas também uso uma da Janome 2018DC que é muito boa e resistente, será ideal para você!
      Eu que agradeço e volte sempre!

      Patria.

      Excluir
  4. Sensacional. Melhor explicação que achei. Barra mais bonita também que achei. Gostei demais do seu método de ensinar e do tipo de trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)
      Fico muito feliz em saber que gostou e mais ainda por ter sido útil para você. Essa barra é mais trabalhosa mas, fica com um acabamento muito bom!
      Muito obrigada mais uma vez e volte sempre!

      Abraço,
      Patria.

      Excluir
  5. Adorei a dica es a eu não sabia e fiquei encantada com a perfeição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Gueiby, tudo bem?
      Que bom que gostou, fico muito feliz!
      Agora que você já sabe, vai poder fazer também rsrs

      Beijos e muito obrigada, seja bem-vinda sempre!
      Patria.

      Excluir
  6. Adorei a dica es a eu não sabia e fiquei encantada com a perfeição.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu não fiz ainda porque não to em casa, mas vamos costurar então 4 camadas de jeans, correto? as duas da barra original, os 1,0 cm que vc cortou a mais da barra que entornou viés e a calça mesmo que vai dentro do viés?
    acho que minha máquina não costura tudo isso de camada de jeans :(, mesmo com a agulha certa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Má, tudo bem?
      Na verdade são 5 camadas, a da calça, 2 de uma dobra do viés e mais 2 da outra dobra. Mas olha, tenta fazer sim, regula a tensão e use uma agulha de n°16 e vai costurando devagar, pois, esse passo a passo eu costurei em uma máquina caseira, e deu certo. E quando chegar nas emendas onde a camada é mais grossa ainda, vá girando o volante com a mão e não pise no pedal, que dessa forma, ela vai conseguir passar por essas camadas ;)
      Espero que dê certo!

      Super beijo e obrigada =*
      Patria

      Excluir
  8. Ual, essa maneira eu não conhecia, no final fica perfeito, muito obrigada por compartilhar esse conhecimento conosco....Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! ai que bom que gostou, essa maneira de fazer fica muuuuuito linda, acabamento perfeito! Beijos querida e eu que agradeço!

      Excluir
  9. Eu assisti a vários vídeos e dicas, mas a tua forma de explicar e de fazer foi a que eu entendi melhor.
    Já fiz para um cliente e ganhei dinheiro com ela. Muito obrigada.
    Só deixo uma dica para as iniciantes não apanharem tanto quanto eu: ao cortar, marque qual barra é de qual perna, pois eu misturei e tinha diferença na largura; quase morri pra me dar conta de destrocar, pois não encaixava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susi, tudo bem? ai que legal, fico feliz em saber que acompanhou os vídeos e dicas, e que você possa ganhar ainda mais dimdim com consertos assim :)
      Sua dica e observação foi supimpa, passei pela mesma situação nas primeiras vezes rs eu que agradeço querida, beijo enorme!

      Excluir
  10. Olá Patrícia! Tudo bem?

    Adorei a explicação e pretendo tentar o quanto antes, afinal tenho mil calças sem barra.

    O problema é que sou iniciante de tudo, minha máquina chegou ontem (Janome 3160) e eu nunca costurei nada, tenho lido muitos blogs e amei o seu, mas dada a minha falta de conhecimento gostaria de mais alguns detalhes.

    Vi que tenho que usar a linha de pesponto ou duas da normal para ficar bom.
    A agulha número 16.
    Qual ponto vc usa na sua Janome, com que tensão e qual é o pézinho calcador? Sei que são perguntas bem básicas, mas é que eu não sei nada mesmo. rs

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, tudo ótimo e contigo?
      ai que bom que gostou, ficou super feliz! obaaa, assim você terá muitas barras para fazer rsrs

      Então, já que você é iniciante, você deve treinar muito antes, fazendo exercícios na sua máquina para ir ganhando prática, e as primeiras costuras não irão sair como o esperado, você deverá treinar muito para elas ficarem boas. Então, não pense na barra agora, mas em conhecer e fazer exercícios de guia na sua máquina ;)

      A agulha você pode usar 14 ou 16 e não precisa ser linha de pesponto, mas uma que tenha a cor de uma já fica bom ;) O ponto que uso na minha é o 3, 3,5 para fazer barras, a tensão uso entre 4 e 5 e o pé calcador é o de uso geral mesmo.

      Beijos querida e se divirta!
      Muito obrigada,

      Patria,

      Excluir
  11. Oi Patria (olha, já estou íntimo rs), tudo bem com você?
    Que tutorial explicadinho, ein! Dessa forma que você ensina parece até que é fácil costurar! Bem, pra mim nunca foi. Um belo dia me veio a brilhante ideia de ajustar as pernas de uma das minhas calças jeans, e com minha pouca experiencia (põe pouca nisso) em costura, a experiência só poderia ser uma: desastrosa! A calça ficou "pegando" no calcanhar. Então, dado a gravidade do meu problema decidi procurar um resposta, e nada melhor do que consultar quem entende do assunto não é? Pois bem Patria, você poderia me informar um pouco sobre esse assunto? como funciona a medida em cada calcanhar e tal?
    Ps: lembrando que a calça em que tentei realizar tamanha proeza não tem quase nada de elastano.
    Muitíssimo obrigado desde já. Ah, e desculpa pelo tamanho do texto :(

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos querido, tudo ótimo e contigo?
    Adorei teu texto e modo de escrever, e pode ficar íntimo não ligo não rs
    Sobre sua dúvida vamos lá rs, a parte do calcanhar que você explicou, seria lá na barra, certo? lá na barra, ela tem um outro nome chamado ''boca'', a boca da barra tem uma largura certa, e para isso tem que ter muito cuidado de ajustar para não ter problema na hora de colocar e os pés não passarem. O que entendi de tudo o que você disse, é que ela estaria meio apertada lá na barra, e por isso fica pegando no calcanhar, certo?
    Espero que tenha sido isso que entendi rsrs, e se puder me mande uma foto com a calça vestida ;)
    Muito obrigada pelo carinho, abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Exatamente. Você entendeu perfeitamente. Eu já havia feito Esse mesmo procedimento com uma calça reta que eu tinha, penso que só funcionou por que aquela tinha elastano, coisa que essa, que aconteceu o erro, não tem. Além do mais essa primeira calça foi toda ajustada, e não só uma parte. Já pensei em fazer algumas medidas na região do pé/calcanhar, para só então pegar essa medida e me basear na abertura da "boca". O que acha? Obrigado.

      Excluir
    2. hmmmmmm entendi, é, realmente por ter e não ter elastano influência diretamente. Mas me diz uma coisa, você chegou cortar e apertar nessa parte? por que se ainda não cortou, talvez dê pra salvar... Ou então, você teria que fazer a barra de outra forma, uma barra nova ou outro tipo da original.
      Eu que agradeço,
      Abraço!!!

      Excluir
  13. Muita obrigada! Hoje foi a primeira vez que fiz barra original, fiz as duas maneiras e essa do "viés" foi a mais fácil e que fica mais bonita. Ainda não consegui deixar o avesso certinho igual a suas rsrsrsrs mas vou praticar mais e um dia chego lá!
    Bjo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludi, tudo bem?
      ai que bacana saber que você fez a barra, fico muito feliz! Eu também prefiro essa do que a outra, o acabamento fica bem mais bonito, apesar de dar mais trabalho rs Isso, quanto mais você praticar, mas lindo vai ficar <3

      Beijo enorme querida e obrigada!!!

      Excluir
  14. Muito obrigada, eu tenho da filha pra fazer e vou seguir suas dicas, eu também estou começando agora e gostei muito da sua explicaçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! ai que bacana, fico feliz em saber que gostou e agradeço pelo retorno! faz sim e depois me conta, beijos querida!!! =*

      Excluir
  15. Perfeito como sempre, você é show! Tenho duas calças jeans que estão todas rasgados na parte da entre coxas. Minha máquina é uma Singer Curvy doméstica, será que dá pra fazer?Qual seria o número da agulha? Sou iniciante em costura. Admiro muito a sua generosidade em passar os seus conhecimentos. Agradecida por tudo. Bjão e sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Ei Patri, boa noite! Tudo bem?
    Você explica bem demais.. tô muito feliz...
    Agora me ajuda... como não tinha visto seu vídeo não tinha percebido que a calca do meu esposo afunilava e dai cortei e não consegui fazer o viés por estar menor... e estou com medo de tentar apertar a perna e ficar feio... preciso apertar em 1,5 cm. Você pode me explicar como faço? você explica tão bem... Me ajuda pelo amor de Deus rsss por que agora não consigo fazer a bainha normal se não vai ficar "pega frango" kkkkkkk
    Continue assim.. com tanto carinho e dedicação de ensinar.
    Poli

    ResponderExcluir
  17. Está com dificuldades para encontrar moldes de roupas? Acesse nosso link


    https://bit.ly/comdificuldadecontrarmolderoupa

    ResponderExcluir
  18. Está com muita dificuldades em encontrar MOLDES de roupas?
    Quer aprender a Cortar e Costurar e Modelar?
    Acesse esse Link
    httpp://bit.ly/Aprenderrcosturarmodelar

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela dica fiz a barra ficou maravilhosa! PARABÉNS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber o quanto de tecido que devo comprar?

Saber a metragem de tecido exata ou aproximada para seu tipo de projeto, além de evitar desperdícios, fará você economizar na hora da compra. Infelizmente não existe uma metragem exata para cada tipo de roupa ou projeto de costura, isso porquê, se nota quando vamos comprar uma roupa e quando experimentamos vários tamanhos de várias marcas , vemos que, o tamanho P de uma marca é o M da outra, e assim por diante... E isso tem tudo a ver com a metragem de tecido, pois, como não há um padrão de medida seguido pelas confecções, a solução é partir para um cálculo da metragem do tecido. Esse cálculo pode parecer confuso, mas não é. Você só vai utilizar contas de soma , multiplicação e em alguns casos divisão , tranquilo em?! Antes do cálculo, MUITA ATENÇÃO: * Tudo depende do modelo que você vai fazer, pois para cada modelo existe um cálculo diferente. * Sabendo o modelo, vem a escolha do tipo de tecido . Tecidos com elastano como a malha , viscose , viscolycra e ent

Como colocar agulha na maquina de costura doméstica

Aprenda comigo a como colocar a agulha na sua máquina de costura doméstica e saiba da sua importância na costura. Existe vários tipos de agulha de máquina , e para cada máquina há uma maneira certa de se colocar. Infelizmente, não há uma forma única de colocação em todas as máquinas, como também não há um tipo só de agulha para elas. Por isso, é muito importante você que é iniciante na costura saber a colocação correta da agulha, pois, dessa forma irá evitar problemas na costura e na sua máquina. Cava da agulha Antes de colocar a agulha, você deve antes de tudo identificar a cava dela, que nada mais é, uma pequena elevação presente no corpo da agulha. E é através da cava que sabemos a posição certa de se encaixar a agulha. Na máquina de costura doméstica, a cava da agulha sempre deve ficar virada para trás , o que vai ser igual para as máquinas overlock, interlock e galoneira. Retirando a agulha A barra da agulha possui um parafuso que serve para firmar e

Como fazer roupinha para cachorro ( molde + costura )

Aprenda nesse post a como fazer uma roupinha bem quentinha para seu cãozinho com o passo a passo do molde e também de costura. Esse modelo de roupinha é bem comum e de ver, simples de fazer e é uma ótima opção para deixar seu pet aquecido nos dias mais frios. 🐕🐶 MOLDE E vamos ao molde 🤗 Abaixo você vai encontrar duas opções, fazer o passo a passo de molde e imprimir o molde pronto em PDF, por isso, leia com atenção as instruções a seguir. MOLDE PRONTO EM PDF Para presentear vocês, disponibilizei recentemente vários tamanhos do molde da roupinha pet e eu espero muito que vocês aproveitem e também compartilhe esse post que está repleto de detalhes e aprendizados ♥ Bom, como achar o tamanho do meu pet na tabela? 1. Passe a fita em volta do pescoço do seu cachorro, e a medida que der, divida por 2. O resultado dessa conta é o valor APROXIMADO que você vai encontrar na tabela, na coluna de ''1/2 da circunferência do pescoço''. Importante: Essa tabela foi atualizada e pos